Carnaubal, Ceará


Carnaubal fica localizada na Serra da Ibiapaba, 345,8 km distante da capital cearense Fortaleza.

Fundação em 22 de Julho de 1957, Carnaubal é um Município Cearense, situado ao noroeste do estado, na Serra da Ibiapaba, cercado de montanhas, banhado pelas águas do rio Inhuçu e Arabê.
Sua população estimada em 2009 era de 16.755 habitantes. O topônimo Carnaubal faz uma alusão a vegetação predominante na região deste, as várzeas de carnaubais. Sua denominação original era Olho D'água da Cruz, e depois Carnaubal dos Estógios e, desde 1936, Carnaubal.

O território no qual Carnaubal esta localizado era habitado por nações indígenas como os Tupis, Tabajaras, Tupinambás e Tapuias (cararijus). Os primeiros contatos dos nativos com os portugueses, aconteceram via Pero Coelho de Sousa em 1603/1604 e depois via os Padres Francisco Pinto e Luiz Figueira em 1607.
O núcleo habitacional do qual surgiu a cidade sede deve-se a um aldeamento no século XVIII e com a construção da Capela de Nossa Senhora do Rosário no século XIX. Tornou-se município desmembrando-se de São Benedito, quando a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará aprova a Lei Nº 3.072, de 22 de Julho de 1957.
Em 03 de Outubro de 1958, Francisco Horácio Brito foi eleito primeiro Prefeito de Carnaubal.

O clima quente semiárido com pluviometria média de 633 mm com chuvas concentradas de Janeiro a Abril. Os indicadores de precipitação são considerados baixos em relação aos de outros municípios por causa das chuvas orográficas que caem em um lado do relevo da Serra da Ibiapaba e quando atinge o outro já está semi-seca.

As principais fontes de água são o rio Inhuçu e seus afluentes, riachos Buriti, São Francisco e Passagem dos Lajedos. Os riachos da Pinga e do Cocal são afluentes do rio Árabe.

Encravada na Chapada da Ibiapaba, possui como principais elevações as serras: Alta, Jurucutu, da Tabua, Saco do Lavrado, Saco de São Bernado e Serrote Redondo. Sendo a elevação mais altas, a estiva, com 902 metros de altura acima do nível do mar.

A vegetação da região faz parte da flora da Chapada da Ibiapaba, que possui a caatinga como predominante, a mata atlântica, a floresta subcaducifólia amazônica e o cerrado. A caatinga é constituida basicamente de árvores e arbustos espinhentos, que perdem as folhas na estação seca, de plantas suculentas espinhosas e de plantas herbáceas que desenvolvem-se depois das chuvas.
A fauna possui animais como o mocó, macaco-prego, mico-estrela, tamanduá-mirim, cotia e mais de 120 espécies de aves.

A economia tem como base a agricultura, com plantações de banana, café, cana-de-açúcar, feijão e mandioca, a pecuária com rebanhos bovinos, suínos e avícola. Neste estão instaladas 11 indústrias, sendo duas de bebidas, três de produtos alimentares e seis de mobiliário.

O turismo também é uma importante fonte de renda, devido ao clima ameno da Serra da Ibiapaba e as atrações naturais, como:

- Cachoeira Parque da Águas (Cachoeira do Espanhóis)
- Balneário Municipal
- Cachoeira Park
- Mirante de Santo Antônio
- Igreja de São Francisco
- Mirante de Santo Antônio

As principais eventos culturais de Carnaubal são:

- Festa de São Sebastião (20 de Janeiro)
- Carnaval
- Festejos de São José
- Paixão de Cristo (semana santa)
- Arraiá Municipal (Junho/Julho)
- Aniversário de Emancipação política do Município (22 de Julho)
- Independência do Brasil (7 de Setembro)
- Festa da padroeira Nossa Senhora Auxiliadora (8 de Setembro)
- Festa de São Francisco de Assis (4 de Outubro)
- Réveillon Municipal
























































Preto e branco: Uma visão alternativa...
















































Mais fotos do Mirante de Santo Antônio:
https://luanwolffphotography.blogspot.com.br/2017/02/mirante-de-santo-antonio-carnaubal-ceara.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mirante de Santo Antônio - Carnaubal, Ceará